quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Receber e ser recebido

 

Adoro receber gente em casa, seja só pra uma reuniãozinha básica ou para se hospedar, mas não sou cheia de frescura, não. Acho que sou uma boa anfitriã, porque tenho hóspedes que até voltaram, hehehe... Bom mesmo é receber gente que temos intimidade, pra você não se sentir incomodado na própria casa, tendo que fazer mil agrados. E nem seu hóspede sentir que está atrapalhando.

Quando morava em Barcelona, minha casa era quase um albergue, sempre com familiares e amigos próximos (próximos mesmo, porque senão vira um albergue de verdade). Sempre que tinha tempo ia passear com os meus, mostrar a cidade para eles. Adoro fazer turismo, até mesmo na cidade em que vivo. Mas quando não tinha tempo, avisava logo de cara, deixando o hóspede livre pra fazer seus próprios passeios, mas sempre arranjava um tempinho para um jantarzinho, nem que fosse em casa e eu preparando. Aliás, acontecimento frequente em Barcelona, já que não sou rica e os hóspedes sempre gostaram de comer algo mais saudável, feito em casa. Nessas horas eu abusava das tradições espanholas de tapas, dos pica-pica (se traduz por aperitivos, belisquetes), etc...

Se você é anfitrião:
  • Separe um espaço para seu hóspede, se tiver um quarto e banheiro só pra ele, melhor, mas se não tem é bom separar um espaço para ele a colocar a mala e oferecer, pelo menos, algum lugar em que possa ser pendurado alguma roupa, caso necessário.
  • Prepare a cama com lençóis limpos e separe a toalha, que pode estar no banheiro ou sobre a cama. Se você vai acomodar seu hóspede em um sofá-cama deixe toda a roupa de cama e banho dobradas em um cantinho e mostre ao hóspede quando ele chegar. Acho besteira e insustentável trocar a roupa de cama e banho a cada 3 dias. É um gasto de água elevado e além disso, se você só troca as suas 1x por semana porque a dele tem que trocar a cada 3 dias?
  • Capriche no café da manhã, coloque uma mesa bonita com frutas, iogurte, pães e suco. Se ele não for tomar café com você e não tiver ninguém que possa servi-lo, explique, na noite anterior, onde ele encontra todas guloseimas para preparar seu próprio café e peça que se sinta a vontade em abrir a geladeira. Aliás, é sempre bom dar uma recheada especial na geladeira e despensa antes de um hóspede chegar.
  • Abra os armários e mostre onde encontrar as coisas na cozinha. Explique como funcionam os equipamentos eletrônicos e, também, como funciona a rotina da casa. Deixe seu hóspede a vontade.
  • Prepare um roteiro do que ver na cidade e, se você tiver tempo e disposição, acompanhe-o nos passeios. É bom deixar uma mapa da cidade com as atrações em destaque. Se você não dispõe de tempo para passeios deixe isso claro, para que ele possa organizar seus próprios passeios. É bom deixar uma chave extra para seu hóspede, para que ele tenha liberdade de ir e vir.
  • Prepare comidas leves e gostosas para jantar, liberando ele para passar todo o dia na rua, caso queira. E tenha sempre uma sobremesa para depois da comida, nem que seja um chocolatinho.
  • Tenha sempre um kit de higiene extra, com produtos de ducha, escova, creme e fio dental, caso seja necessário.

    Se você é hóspede:
    • Leve uma lembrancinha, um doce ou qualquer outro agrado para seu anfitrião e entregue assim que chegar. Nos últimos dias de estadia você também pode comprar algo de despedida. É simpático! (Na minha última visita, sei que falhei nesse quisito. A viagem foi meio que inesperada e não deu tempo de comprar nada para meu anfitrião. Que feio!)
    • Faça o mínimo para ajudar, ou seja, arrume a cama, deixe o banheiro em ordem, tire a mesa ou lave uma louça. Ajude a deixar a casa organizada sempre que puder. O ideal é não deixar rastros pela casa, como se você fosse invisível ao usá-la.
    • Avise sobre seus passos para não causar preocupações e também para deixar que os anfitriões planejem seu próprio dia.
    • Leve seus artigos de higiene pessoal, mas se você esqueceu de levar ou por qualquer outro motivo não tem algum dos artigos necessários, pergunte ao seu anfitrião se você pode usar o shampoo, por exemplo. Nunca use os mimos do anfitrião encontrados sobre a pia e no box (principalemte se divide o mesmo banheiro com o dono da casa), como perfumes, esfoliantes e óleos. Se ele notar o uso pode ficar chetado com você, mesmo que não te fale.
    • Procure respeitar os horários da casa e do dono. Tipo, não chegue de madrugada, a menos que você tenha comunicado antecipadamente. É sempre bom chegar por volta da hora do jantar, levando algum agrado ou então planejar com o anfitrião uma saída para comer. Hora ideal para contar do seu dia e perguntar do dele, colocar a conversa em dia e matar a saudade.

    Acabei de receber uma super-amiga, minha hermanita. A gente dividiu apartamento quando morávamos em Barcelona. A visita foi ótima, passeamos e nos divertimos bastante e, principalmente, matamos a saudade, motivo da viagem.
    Via: Bbel Blog . Daniela Prata . Karsten . Na Mira

    5 comentários:

    1. Que bom que vc gostou Pá! Pena que não tive tanto tempo de passear com vcs. Bjos

      ResponderExcluir
    2. Eres uma anfitriã de mão cheia! Já vi tu receber e já fui recebida...sempre admirei este cuidado que tens em receber bem as pessoas, os pequenos detalhes, carinho...que fazem toda a diferença!
      Bjo hermanita!
      Li

      ResponderExcluir
    3. Eu tambem ja fui hospede e inquilino dessa blogueira de primeira, em seus tempos catalanes... Uma anfitriã e tanto! Como echo de menos aquel piso...calle Col i Vell!? ;-)

      ResponderExcluir
    4. Eu fui hóspede da Mari tb e amei!!!....ela é super prestativa, cuidadosa, caprichosa, cozinha super bem (risoto de funghi), super alto astral, pessoa com alegria contagiante e adorável!Mari, ainda vou conhecer seu apê daqui do Rio...já já...bjooo

      ResponderExcluir

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...