domingo, 8 de janeiro de 2012

風呂敷 (Furoshiki)

O título é em japonês, mas isso não quer dizer que eu saiba falar e escrever, não, tá?


Pois é, vim falar sobre uma técnica japonesa, que tá super na moda e, além disso, tem uma proposta ecológica. Mas o que é o 風呂敷 (Furoshiki)? Trata-se de um tecido quadrado, que, quando dobrado serve para embrulhar objetos variados. O conceito do furoshiki surgiu pela primeira vez no Japão no século XVIII. Ele pode virar desde uma bolsa até embalagem. É uma espécie de origami em tecido. E o legal é que dá pra reutilizar inúmeras vezes, e deixar de usar sacolas plásticas. Basta ter um lenço na bolsa, ou ter uma bolsa de lenço(!!!).

O lance é aprender a fazer o nó básico, que é utilizado em praticamente todas as peças. O segredo desse nó é que ele não escorrega, evitando acidentes com a bolsa/embalagem nova. Eu encontrei um vídeo legal que ensina a fazê-lo. Ou melhor, encontrei um site que tem tudo sobre o furoshiki. Vale a pena dar uma olhada no Superzíper.

Lá no post a técnica vem ensinada através da repetição de um mantra:

” Coração sobrepõe a razão, razão envolve o coração
Coração sobrepõe a razão, razão envolve o coração

Traduzindo... Segure as duas pontas do lenço, uma com a mão esquerda e a outra na direita. A mão esquerda simboliza o coração e a direita a razão. Comece passando a ponta esquerda por cima da direita e a direita envolvendo a esquerda e passando por baixo. A ponta que começou no lado esquerdo volta para onde estava (inverta as pontas de mãos) e comece o mantra novamente. O lado esquerdo passa por cima do direito e para terminar passe o direito pelo miolinho.


Abaixo dá pra aprender a embrulhar um montão de coisas, apenas com um lenço quadrado e fazendo nós. Não é genial?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...